terça-feira, 7 de julho de 2009

etnerefid megaiv amu - socorraM

Marrocos - uma viagem diferente

14/06/09 - 16/06/09
Marrakech
O primeiro dia em Marrakech foi um tobogã de sensações. A aterrissagem do avião da Royal Air Maroc já foi uma atração a parte. Por estar ventando demais, o avião saboreava à todos com seguidos frios na barriga. Pequenos solavancos eram comuns e a sensação de que o motorista do T2 lhe proporcionaria uma viagem mais agradável era inerente. Mas no fim, pousamos todos salvos e sãos (nem tao sãos assim). Saindo do aeroporto, fomos para cidade velha (Medina), onde fica o nosso hostel (riad para os Marroquinos). Subindo no ônibus, o Ricardo vez uma das melhores citações de toda a viagem: "Socorram-me subi no ônibus em Marrocos". Descendo no centro de Medina, começamos a aventura de encontrar o riad. Primeiro passamos por Jemma el Fna, que é a praça mais movimentada da África. Nisso um homem, sem que pedíssemos, nos abordou, querendo nos guiar até o endereço do riad. Obvio que ficamos receosos, mas fomos seguindo ele, com parcimônia. No caminho, passamos por macacos e cobras (inclusive najas). Motos passavam livremente no meio das pessoas e o suspeito guia nos levava por caminhos que se afunilavam. Estávamos literalmente em um labirinto de ruelas, cheio de mercadores. Alguns entroncamentos nos deixaram com vontade de desistir e procurar outro caminho, mas seguimos bravamente até o "guia" bater em uma porta perdida no meio do nada. Aí decidimos: "vamos voltar, esse cara vai nos matar e vender os nossos órgãos". Mas não é que aquele era exatamente o lugar, o bendito riad. No final das contas, se não fosse o humilde guia, jamais teríamos chegado no destino e a comissão de 5 dirans valeu muito a pena. A construção era bem típica (rústica), com mais de 700 anos. E a equipe do riad era muito boa, nos recebendo com chá de menta (uma das coisas mais tradicionais daqui) e explicando a cidade. No fim do dia, fomos jantar couscous e tajine em Jemma el Fna. Também tomamos os tradicionais sucos de laranja natural da praça. Custavam apenas 3 dirans (menos de um real) e eram bem bons.
Bem cedo, no outro dia, fomos fazer um passeio guiado pelas montanhas do Atlas. Primeiro paramos em uma casa rústicas, onde entendemos melhor os costumes dos berberes, que é um conjunto de povos do Norte da África. Depois fomos dar uma voltinha de dromedário (com uma corcova, camelos têm duas). Foi bem bacana a experiência. Por fim, fizemos uma subida de mais ou menos uma hora pelas montanhas. O que tinha de bonito, tinha de perigoso o passeio. Volta e meia, tínhamos que passar por trilhas exíguas, as quais beiravam desfiladeiros de mais de 100 metros. Mas a vista compensava o esforço e o perigo. Chegamos no final da trilha e nos banhamos numa linda cachoeira. Depois para descer, os santos ajudaram e todos sobreviveram ao passeio.
No terceiro dia, fomos conhecer umas ruínas de antigos palácios, um jardim bem legal e colorido e os souks (labirinto de banquinhas e bazares, vendendo roupas, coisas antigas, metais, etc), e por fim começamos a rumar em direção a Fes.

17/06 - 19/06
Fes
Para chegar a Fes nos pegamos um ônibus noturno em Marrakech e 9 desconfortáveis horas depois nos chegávamos à Fes. Ao contrario de Marrakech, onde os prédios eram em tons de salmão (conhecida como cidade vermelha), Fes tem os prédios todos em bege (conhecida como cidade branca). A exemplo de Marrakech, Fes também tem uma cidade velha, delimitada por um grande muro e uma cidade nova - mais ocidental - fora dos muros. Pegamos um taxi e fomos para o nosso riad que ficava na cidade velha. O riad era muito bonito, todo decorado com mosáicos de azulejo. No primeiro dia estávamos bem cansados, pela longa viagem de ônibus e fomos conhecer os souks. Como os souks de Marrakech, esses também eram um emaranhado de ruelas e lojinhas. No fim, comemos uns couscous e uns tajines e voltamos para o riad.
No outro dia fomos para o alto do morro, que tem perto da cidade velha, para vermos as Tumbas Meridinas, que eram umas ruínas sem muito para ver. Depois disso, fomos para um dos lugares mais famosos da África: as "Tanneries". Lá é o lugar onde se tinge couro. Na entrada tu recebe um raminho de menta, pois o fedor é forte. Na saída, se vai para uma loja bem bonita, onde se vende os produtos feitos do couro.
Um capítulo especial sobre o Marrocos é o comercio e negociar é mais do que uma obrigação, é uma cultura. Para se ter ideia, é possível baixar o preço das mercadorias em até 70%, se souber negociar.
No fim, pegamos um trem de volta a Marrakech, que levou 10 horas e foi mais cansativa que a vinda.

20/06/09
Essaouira
Hoje, por volta do meio dia, pegamos um ônibus de 3 horas para a praia de Essaouira, que segundo os marroquinos, é uma das praias mais bonitas de Marrocos. Ela fica na Costa do Atlântico. Descendo do ônibus, fomos logo abordado por um "guia" local que nos levou até um apartamento, que alugaríamos por 50 dirans por pessoa, algo em torno de 12 reais. O lugar não era dos melhores, mas por 12 reais tava mais do que bom. Digamos que o apartamento era rústico e a descarga era na base do baldinho, mas ficava perto da praia. Os vizinhos eram um casal português que veio nos dar as boas vindas fumando um baseado, sem a menor vergonha. Primeira coisa que fizemos foi ir à praia. Digamos que "a nível de" praia, ela fica logo atrás de Pinhal. É uma praia sem ondas, de água turva e como bem lembrou o Lucas, se assemelhava ao Lami. A orla era larga e a gurizada jogava futebol e as mulheres locais se bronzeavam de burca. A água estava numa temperatura agradável e era super salgada. Aproveitamos a praia por no máximo 20 minutos e rumamos de volta ao "rústico apê". A noite, demos uma volta pela cidade, que tem um muro na beira de uma parte da praia, cheia de canhões. Perto tinha uma galerinha fazendo uma batucada bacana, apreciamos algumas músicas e continuamos o nosso tour. Os produtos vendidos aqui eram os mesmos que no restante do Marrocos, mas as pecas de madeira eram bem mais baratas. Por fim, voltamos para Marrakesh, onde pegamos o avião para Londres.

Por fim essa viagem valeu muito, foi muito legal ver e viver os contrastes entre o velho e o novo e entre o ocidente e o oriente.
O próximo post vai ser sobre os dias com a Sila, pelas bandas das "Europa".


ÁLBUM DA VIAGEM

4 comentários:

  1. Ahahahaha. Só o primeiro dia, até a chegada no Riad, já foi sensacional!
    E o que é aquela praça (Jemma el Fna)?!?!?! :O

    Obs.: depois de ler o título (etnerefid megaiv amu - socorraM) fui tentar ler Marrakech de trás pra frente tb! hehehe

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. hahahaha mt boa, imaginei que eu ia gerar confusao com aquele titulo.
    O primeiro dia eh engracado agora, mas eu tava todo cagado na hora hahahahhahaha.

    abraco

    ResponderExcluir
  3. Bruno, muito legal teu blog e as fotos, tava aqui mostrando pro Marcos (meu namorido), adoramos. Como esta ai? único?
    Sila foi prai né? teus pais tbm?
    Um abração e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati, que bom que tens gostado do Blog. Aqui ta tudo otimo, a Sila ta passando um mes aqui, mas, infelizmente, ela volta na proxima terca :(
    Os pais vem no final do ano. bjao

    ResponderExcluir